Sim, Aang morreu. Isso já tinha sido predestinado durante a temporada, quando o Avatar encontra uma de suas encarnações, Yangchen, que lhe diz que, se ele morresse durante o Estado Avatar, ele cortaria toda sua relação com encarnações anteriores e rompiria com o ciclo.
No entanto, obviamente Aang não poderia morrer. Ele é o protagonista e aqueles que já assistiram ao desenho da Nickelodeon sabem o destino do personagem. Aang, de fato, morreu, rompendo com o ciclo Avatar temporariamente. Isso porque Katara usa a água do Oásis Espiritual da Tribo da Água do Norte para curá-lo e revive-lo.
Eventualmente, esse rompimento com Avatares anteriores será uma das subtramas mais importantes da 3ª temporada.
Assim como na animação, Toph aprende a dobrar metal por uma questão de sobrevivência. Após ser presa por sua mãe em uma caixa do elemento, Toph aprende a sentir vibrações e escutar o metal, algo que ninguém nunca tinha feito antes.
A série deixa bem claro que ela é a primeira que desenvolve esse novo estilo de dobra, justamente por conseguir fazer algo que ninguém nunca pensou em fazer.
Para viver Toph Beifong na 2ª temporada de Avatar: O Último Mestre do Ar, atriz usou lentes de contato que bloquearam totalmente a visão
Claro, a nova arte de dobrar será algo bem benéfico para o Time Avatar durante a 3ª temporada, ainda mais usando isso contra os navios e máquinas da Nação do Fogo.
O live-action de Avatar deu ainda mais desenvolvimento e tempo de tela para Azula, irmã de Zuko, assim como expandiu o relacionamento dos dois quando criança. Ao que tudo indicava ao longo da temporada, o príncipe da Nação do Fogo estava se redimindo, mas logo no final ele se une à irmã e joga para o alto todo seu desenvolvimento de uma pessoa boa.
Há alguns motivos para tal. Zuko ainda precisa realmente aprender a ser uma pessoa boa e deixar o passado para trás. Paralelamente, as memórias da mãe dele falando para os dois irmãos nunca se separarem foram, talvez, a maior motivação dele se juntar a Azula novamente, mesmo após as constantes humilhações.
Sempre falando sobre odiar ser um refugiado e fugir da Nação do Fogo, Azula deu a Zuko uma possibilidade de se redimir com Ozai e retornar para o palácio e, mais do que isso, mostrar para si mesmo que, após tanta matança e erros, ele acredita que não há um pingo de bondade.
No fim, há muito conflito dentro de Zuko, ainda mais que ele sente que errou com o Aang e seus amigos e, ao mesmo tempo, vê que a Nação do Fogo é o grande mal para o mundo.
Claro, isso está longe de ser verdade, mas Zuko passará por boas e poucas na 3ª temporada.


